Dicas Importantes para a realização da gestão de resíduos na sua empresa

Como usar na empresa indicadores de segurança do trabalho
9 de abril de 2021
Durante a pandemia saiba como fazer o descarte dos materiais
17 de abril de 2021

A proteção do meio ambiente e dos recursos naturais está se tornando cada vez mais necessária para as empresas, especialmente aquelas que exigem um bom gerenciamento de resíduos. Isso é necessário porque o planeta e a sociedade como um todo precisam, mas também é muito importante para que não sejam aplicadas multas ao meio ambiente e que a imagem da organização seja positiva para a comunidade e para os colaboradores.

Mas como fazer um bom trabalho na gestão de resíduos? Este é um problema enfrentado por muitos empresários ou empresários responsáveis ​​pelo meio ambiente. Para ajudar a responder a essa pergunta, desenvolvemos este artigo. Confira abaixo!

Desenvolver um plano de gestão de resíduos sólidos

Para uma gestão eficaz de resíduos, é necessário planejar. O ideal é que você desenvolva um plano de ação para colocá-lo em prática, realizar todas as atividades com eficácia e garantir que todos os itens descartados tenham a destinação correta.

O ciclo PDCA é um bom método que pode ser adotado, a sigla em inglês de ciclo PDCA significa PLAN (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Action (agir). Dessa forma, em primeiro lugar, as ações ambientais devem ser planejadas e, em seguida, executadas. Em seguida, deve-se verificar por meio dos indicadores definidos na etapa de planejamento e, por fim, colocar em prática as medidas de melhoria que se fizerem necessárias.

Entenda as leis sobre o tipo de resíduo produzido pela empresa

Ao fazer a gestão de resíduos, é essencial que sua empresa tente aprender sobre as leis e padrões que governam o tipo de material que é descartado em seus processos de produção.

Entre as legislações que devem ser estudadas está a NBR 10.004/04, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esse é o documento que classifica os resíduos sólidos. Além dela, normativas mais específicas também devem ser estudadas como por exemplo a NBR 10.005:2004, a NBR 10.006:2004, a NBR 10.007:1987, a NBR 12.808:1993 entre outras.

Mapeie os tipos de resíduos gerados

Precisamente para se especializar ainda mais, um mapeamento dos tipos de resíduos gerados é necessário.

A NBR 10.004/04 classifica os resíduos nas seguintes classes: resíduos classe I – Perigosos; classe II – Não perigosos, classe II-A – Não inertes e classe II B – inertes, de acordo com o grau de periculosidade que eles apresentam para as pessoas e para o meio ambiente.

Entendendo o tipo de resíduo que sua empresa gera é da maior importância para adotar medidas apropriadas para reduzir, reutilizar, reciclar ou pior do que rejeitar o resíduo gerado corretamente.

Faça contratos ou parcerias relevantes

Fazer uma parceria com empresas que atuam na área da reciclagem é uma boa opção para melhorar a gestão dos resíduos produzidos por sua empresa.

Os resíduos sólidos do tipo, plástico, vidro e metal, são mais utilizados por essas entidades, com eles elas desenvolvem outros tipos de produtos. Com isso, além de da sua empresa impulsionar a economia desse setor, colaborando com o sustento de muitas pessoas que trabalham com esse material para reciclagem, a sua empresa ainda está contribuindo com o meio ambiente.

Também é muito importante saber se essas instituições de reciclagem, estão cadastradas em órgãos ambientais e se estão regulamentadas para a prática desses serviços com resíduos. Fazer um acompanhamento em seus procedimentos e fazer um levantamento antes de fechar um contrato de serviços é um prática muito prudente, para evitar problemas futuros.

Encontre o apoio dos colaboradores para a gestão de resíduos

A importância da colaboração dos funcionários nesse processo de controle e descarte de resíduos é fundamental para esse programa dar certo. Todos devem apoiar essa iniciativa, por isso é interessante criar palestras, eventos e outras medidas que possam conscientizar a todos a importância dessa ação.

Agora você já conhece as nossas dicas para realizar a gestão de resíduos na sua empresa. Coloque tudo em prática e garanta mais resultados positivos para o seu negócio.

Essas foram as dicas para que a sua empresa possa realizar com perfeição a gestão de resíduos em seu ambiente. Garanta muitos resultados positivos para o seu negócio colocando em prática todos esses procedimentos, pois dessa forma você estará contribuindo com o meio ambiente e sua empresa será reconhecida por essas ações.

Se a sua empresa precisar de um apoio para elaborar um projeto nesse sentido, entre em contato conosco, que teremos o prazer de oferecer os nossos serviços. Para entrar em contato conosco acesse a nossa página de contato.

Autenticação do Certificado