Quase 2 milhões de pessoas morrem a cada ano de causas relacionadas ao trabalho
11/12/2021
Indústria registra dois anos sem afastamentos por acidente de trabalho
17/12/2021
Quase 2 milhões de pessoas morrem a cada ano de causas relacionadas ao trabalho
11/12/2021
Indústria registra dois anos sem afastamentos por acidente de trabalho
17/12/2021

eSocial: a empresa deve se preparar para enviar os eventos de SST

A Saúde e Segurança no Trabalho (SST) chegou no cronograma oficial do eSocial neste ano. Sendo assim, muitas empresas ainda estão em dúvida sobre a importância da obrigatoriedade dessas informações.

eSocial: a empresa deve se preparar para enviar os eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

O eSocial é uma ferramenta do governo, ao mesmo tempo em que é um sistema que objetiva centralizar as informações trabalhistas, previdenciárias e legislativas de uma forma geral.

Dessa forma, por consequência, o sistema facilita o fluxo empresarial. Visto que o profissional responsável pelo envio das informações deve realizar os envios dos eventos periódicos e não periódicos, respeitando o encadeamento das informações. Pois o envio dos eventos ao eSocial é inter-relacionado, ou seja o envio de um evento corresponde a uma consequência do envio de outro evento. Dessa forma, o envio das informações de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) é uma continuidade desta cronologia.

Capacitação é relevante para o envio dos eventos ao eSocial

O sistema do eSocial está em faseamento de sua implementação desde o ano de 2018, como é de conhecimento público. Sendo assim, o profissional que trabalha com essa área sabe que podem ocorrer alterações no programa oficial, de maneira que é necessário sempre acompanhar o site oficial do governo.

Para as empresas é viável elaborar um treinamento que capacite a equipe para implementar e desenvolver os processos relacionados aos eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

O envio das informações ao eSocial é feito por profissionais diversos como profissionais de recursos humanos, departamento pessoal, contabilidade etc. É cabível ao profissional responsável pelos envios de informações ao eSocial que receba um treinamento sobre a Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

O conhecimento atualizado ajuda a responder às inconsistências nos envios

Pois, ao entender a legislação vigente sobre o tema e seu funcionamento dentro do eSocial, poderá aplicá-la de forma objetiva. É importante que esse profissional tenha conhecimento sobre as normas regulamentadoras e a legislação atual para que o encadeamento dos envios ocorra de forma fluida.?

Eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

Alguns dos eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) no eSocial são:

  • S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador
  • S-2240 Condições Ambientais de Trabalho
  • S-2210 Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT
  • Tabelas de SST: 13; 14; 15; 16; 17; 24; 27 e 28.

Portanto, pode ser viável para a empresa elaborar um plano de ação para implantação da Saúde e Segurança no Trabalho (SST) dentro do sistema do eSocial. Dessa forma, a empresa se prepara para responder às inconsistências do sistema.

Fonte: De Fato

eSocial: a empresa deve se preparar para enviar os eventos de SST
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossas Política de Proteção de Dados.