A vacinação nas empresas é fundamental para garantir segurança e bem-estar dos colaboradores, além de torná-los mais saudáveis, o que vai gerar o aumento da produtividade, redução do nível de absenteísmo e demais vantagens que vão contribuir diretamente para o desenvolvimento das empresas.
O oferecimento de um programa de vacinação, com foco na promoção de saúde, provoca uma série de benefícios, tanto para o empregador, funcionários e toda a sociedade. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para abordar as principais questões sobre o assunto. Acompanhe!
Ao criar um bom programa de vacinação nas empresas, além de contribuir para o bem-estar de todos, a organização melhora seus resultados, sua reputação e fortalece sua marca.
Os recursos aplicados na saúde devem ser encarados como investimentos. Afinal, quando um colaborador adoece, sua produtividade é reduzida. Além disso, aumenta a taxa de absenteísmo devido ao afastamento do trabalho, o custo para substituição ou relacionado a horas extras e pode gerar uma necessidade de treinamento. Além disso, existe um custo associado às doenças que poucas empresas contabilizam. O custo da renovação dos planos de saúde, uma vez que são baseados na sinistralidade, ou seja, no uso do mesmo. Quanto mais é usado, mais caro fica a renovação.
Sendo assim, os prejuízos originários das ausências, licenças e substituição dos integrantes da equipe por motivo de doença são muito maiores que os valores gastos em medidas preventivas, como a campanha de vacinação.
Por meio dos programas de vacinação, é possível estimular os colaboradores a cuidar da saúde, já que as pessoas da idade adulta apresentam menor aderência aos programas de vacinação, o que leva a um maior risco de contágio e perdas na qualidade de vida dos colaboradores e financeiras para a empresa. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Pfizer ao IBGE, somente metade dos brasileiros verificam regularmente sua carteirinha de vacinação e 17% nunca verificam, não têm, não sabem se têm ou onde está o documento.
A vacinação é uma maneira de prevenir determinadas doenças, imunizando as pessoas que possam ter contato com os agentes transmissores. Dessa forma, conforme a atividade exercida na organização, é possível criar campanhas específicas, assegurando os profissionais contra a exposição a microrganismos que possam estar presentes no seu ambiente laboral.
Entre os principais benefícios obtidos ao vacinar os colaboradores, estão:
Entre as vacinas que podem ser ofertadas nas campanhas de vacinação em empresas, independentemente das atividades desenvolvidas, podemos apontar:
A promoção da vacinação em empresas também pode ajudar na prevenção de outras doenças, como a COVID-19, uma doença que pode atacar o pulmão e que causa danos no mesmo tecido em que o vírus da gripe atua. Sendo assim, quando o colaborador toma a vacina contra a influenza, ele ganha uma proteção que pode reduzir as chances de ter duas doenças no pulmão ao mesmo tempo, gerando resistência e diminuição da gravidade caso contraia a COVID-19.
E uma última dica. Na hora de escolher seus parceiros para implementar uma campanha de vacinação na sua empresa, escolha uma empresa qualificada, especializada em imunizações, que tenha a experiência na condução e gestão desse tipo de serviço. Não vale a pena arriscar. Com saúde não se brinca.
Fonte: Safe