RH e saúde ocupacional são parceiros de uma mesma jornada em prol do bem-estar e da segurança dos colaboradores, assim como de seu melhor desempenho. O setor de pessoal da empresa apresenta importante papel nessa relação, sobretudo como responsável pelas informações necessárias para a adequada gestão da saúde no trabalho.
É necessário, no entanto, conhecer a interface de atuação dessas duas áreas e, desse modo, colher os melhores resultados. Quando sua empresa conta com uma assessoria especializada, esse relacionamento é ainda mais significativo e proveitoso.
Continue com a leitura e entenda essa importante relação entre RH e saúde ocupacional.
Saúde e segurança do trabalho como prioridade
A importância da saúde ocupacional e da segurança do trabalho vem ganhando destaque sistematicamente. Por todo o mundo, o cuidado com a saúde ocupacional dos colaboradores é visto como iniciativa estratégica, uma vez que está relacionado às conquistas de desempenho e produtividade.
Nesse sentido, a equipe de RH tem participação essencial no alcance dos resultados pretendidos. As principais interfaces do setor com as áreas de saúde e de segurança do trabalho serão abordadas a seguir.
Papel do RH nesse contexto
Os profissionais de RH na empresa têm, entre outras, as atribuições de garantir que os cuidados de gestão da saúde e da segurança laboral dos funcionários sejam seguidos. Especificamente, são responsáveis por iniciativas que facilitam e promovem esses cuidados ocupacionais em diversas frentes.
Comunicação mais assertiva
A comunicação é essencial para fazer chegar a cada colaborador os princípios e cuidados em saúde e segurança do trabalho que devem ser adotados. Com esse fim, o RH deve almejar o engajamento de todos os funcionários para o desenvolvimento de uma cultura interna que priorize essas áreas.
Estímulo ao aprimoramento profissional
Os gestores de RH devem considerar as necessidades de treinamento constante para viabilizar o aprimoramento profissional dos trabalhadores. Para isso, devem fomentar a capacitação permanente orientando para os cuidados com a saúde e com a segurança no ambiente de trabalho em todas as atividades.
Informações mais concretas e centralizadas
Cada colaborador é único, embora esteja executando atividades comuns a outros colegas. Mas suas características pessoais fazem com que as desempenhe com mais ou menos facilidade.
Por esse motivo, é essencial poder centralizar as informações a respeito de cada funcionário em um profissional de RH. Isso ajuda a reduzir significativamente as possibilidades de erros ou equívocos quanto aos inúmeros dados e informações, sobretudo quanto à saúde ocupacional de cada um.
Apontamento da necessidade de contratação de ajuda profissional
O setor de RH, pelo conhecimento que detém, deve apontar as áreas da empresa nas quais é recomendável a contratação de profissionais, terceirizando a atividade. Assim, por exemplo, os trabalhos de saúde ocupacional podem ser conduzidos por uma empresa habilitada e contratada para esse fim.
Importância da assessoria especializada
A saúde ocupacional e a segurança do trabalho são áreas cada vez mais especializadas. Desse modo, as medições de risco no ambiente de trabalho e os exames médicos que devem ser realizados, entre outros procedimentos, precisam ser conduzidos por pessoal capacitado e experiente.
Nessa hora, a grande parceira do RH para a sua empresa é a assessoria especializada em saúde ocupacional e segurança do trabalho. Os profissionais experientes podem capacitar, treinar e avaliar todos os trabalhadores, assim como conduzir o monitoramento de saúde ocupacional determinado pela legislação.
Desse modo, além de ficar em dia com as exigências legais, sua empresa vai cuidar da saúde e da segurança de seus colaboradores. Com isso, observa-se, por exemplo, a redução do absenteísmo, o crescimento da autoestima dos funcionários e a melhoria no desempenho.
Fonte: Safe