Por que a avaliação de risco industrial é um processo importante?

Entrada em vigor das NRs 1, 7, 9 e 18 pode ser prorrogada
19 de junho de 2021
Entenda a importante relação entre RH e saúde ocupacional
3 de julho de 2021

As avaliações de riscos são comuns em locais de trabalho e instalações industriais em todo o mundo. Elas servem como uma ferramenta poderosa para empresas e trabalhadores avaliarem os riscos das tarefas, atividades e projetos que estão realizando, a fim de que possam criar medidas proativas que diminuam a chance dos riscos se transformarem em algo mais sério, como um incidente, ou pior, um acidente.

As avaliações de riscos industriais olham para questões de nível mais amplo, geralmente envolvendo elementos comerciais e financeiros, bem como questões ambientais, de segurança do trabalho e de saúde ocupacional amplamente aplicáveis.

Mas você sabe a importância de se fazer uma avaliação de riscos industriais que seja assertiva e eficiente? Continue a leitura!

Identificação, classificação e comparação dos impactos dos riscos

Sua avaliação de risco lhe dá a oportunidade de melhorar continuamente. Reservar um minuto para identificar, classificar e comparar os impactos dos riscos oferece a você uma grande oportunidade de fazer melhorias constantes na forma como os gerencia e, por fim, fazer avaliações mais minuciosas e precisas ao longo do tempo.

Proteção dos colaboradores

Compreender o perfil de risco de uma indústria é essencial para proteger o futuro e os ativos dela e também de seus funcionários. A avaliação de risco é uma forma de identificar perigos e fatores de risco que têm o potencial de causar danos, analisando e avaliando o risco associado a esse perigo (análise de risco e avaliação de risco).

Além disso, determinar as formas apropriadas de eliminar o perigo ou controlar o risco de acidentes com seus colaboradores, quando o perigo não pode ser eliminado (controle de risco).

Aprimoramento dos processos de tomada de decisão

Os métodos de avaliação de risco são componentes desejáveis ​​do processo geral de tomada de decisão associado à remediação ambiental, por exemplo — ações para reabilitação de áreas contaminadas, utilizando técnicas para remoção, contenção ou minimização de agentes contaminantes. Esse processo geral vai além da avaliação de risco ou mesmo do processo de gerenciamento de risco.

A avaliação é fundamental para um programa de gerenciamento de risco abrangente. Este, por sua vez, fornece informações para os formuladores de políticas que participam do processo geral de tomada de decisão, que também usam outras informações quantitativas e qualitativas.

Implementação dos controles de segurança

Uma empresa precisa determinar e manter processos para identificar perigos de forma contínua, além de avaliar de forma efetiva os riscos e implementar medidas de controle que sejam necessárias. Dessa forma, todas as organizações que apresentem atividades que possam ocasionar acidentes precisam determinar uma gestão melhor de seus riscos, com o intuito de viabilizar orientações gerais de gestão, com foco na prevenção dos acidentes.

Depois de definir os riscos, será possível saber com exatidão quais atividades representam risco e, assim, executar medidas preventivas e processos de controles relacionados ao meio ambiente, à saúde ocupacional e à segurança do trabalho dentro da organização.

Por fim, o profissional de segurança do trabalho é o responsável pela elaboração da avaliação de riscos operacionais, e para realizá-la é necessário seguir quatro passos, como diagnosticar os riscos existentes, avaliá-los, criar soluções preventivas e implementá-las, além de continuar monitorando os indicadores de segurança para entender a eficácia das medidas adotadas.

Fonte: Safe

Autenticação do Certificado