Saiba a importância e quando realizar o exame psicossocial

Conhecendo algumas substâncias perigosas no trabalho
27 de março de 2021
Saiba qual a relação entre Gestão de Risco e Compliance
3 de abril de 2021

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Infelizmente, quando se trata de saúde e segurança no trabalho, a primeira coisa em que as pessoas pensam (provavelmente o único problema) é o risco físico. No entanto, deve-se lembrar que existem alguns riscos psicológicos que merecem igual atenção e podem ser identificados por meio do exame psicossocial.

Deseja entender melhor seu significado, propósito, padrões regulatórios para este exame e mais sobre este tópico? Continue lendo!

O que é um exame psicossocial? Qual é seu propósito?

Os exames psicossociais são realizados por profissionais habilitados para tal, com o objetivo de avaliar os colaboradores que atuam em situações de risco, como altura, espaços confinados e manuseio de materiais inflamáveis, de acordo com a pressão que estão sofrendo. trabalhar duro.

Devido à necessidade de controlar as emoções, certas atividades profissionais exigem dos profissionais um grande esforço mental, o que pode causar um grande desgaste psicológico, mas normalmente as pessoas não percebem que se trata apenas de pressão ou exaustão do trabalho. No entanto, por meio da inspeção, essas características podem ser identificadas e processadas desde o início para que não se tornem problemas graves, como a depressão.

Qual é a importância do exame psicossocial?

Através desse exame, você poderá saber se seus funcionários ainda são capazes de realizar suas atividades diárias. Isso reduzirá o risco de os trabalhadores perderem o controle emocional em certos pontos de impulso, o que pode levar a grandes tragédias.

É importante realizar avaliações psicossociais com certa frequência, pois os profissionais podem desenvolver alguns quadros psicopatológicos ao longo do tempo e começar a produzir cada vez menos qualidade.

Quando é obrigatório fazer o exame?

Algumas normas regulatórias falam sobre os requisitos obrigatórios do exame. São elas:

  • NR-20, no item 20.14.6 determina que, para os integrantes da equipe de resposta a emergências, trabalhando com inflamáveis e combustíveis, é preciso considerar os riscos psicossociais;
  • NR-34, que legisla sobre os trabalhadores em construção naval, no tópico 34.17.7 também fala sobre os exames psicossociais para os integrantes da equipe de respostas a emergências. Além disso, no item 34.2.1, ressalta a importância do empregador cuidar da integridade psíquica de seus colaboradores;
  • NR-33, no item 33.3.4.1 fala que todo profissional que trabalha em espaço confinado precisa ser submetido ao exame psicossocial, com a emissão do ASO — Atestado de Saúde Ocupacional;
  • NR-35, no ponto 35.4.1.2 deixa claro que deve ser realizado exame com vistas às disfunções psicossociais, relacionadas ao trabalho em altura.

Portanto, se seus funcionários se enquadram em qualquer um dos tópicos acima, você deve tomar as medidas necessárias. Além dos colaboradores, a empresa também pode se beneficiar proporcionando saúde e qualidade de vida à sua equipe, evitando o custo de afastamento e evitando multas por violação da lei.

A saúde mental é essencial para um bom trabalho em uma organização. Em muitos casos, os seus funcionários podem estar mais suscetíveis a doenças mentais do que físicas. Portanto, não negligencie o exame psicossocial.

 

Autenticação do Certificado