Saiba qual a relação entre Gestão de Risco e Compliance

Saiba a importância e quando realizar o exame psicossocial
3 de abril de 2021
Você sabe quais são os riscos e limites da exposição ocupacional
9 de abril de 2021

Men at Work

Você conhece a relação entre gerenciamento de risco e compliance? Devido à relação entre compliance e implementação de métodos anticorrupção, tornou-se um termo frequentemente utilizado. No entanto, não é amplamente conhecido em todos os aspectos, principalmente na gestão de riscos. No entanto, no sentido mais amplo, compliance está intimamente relacionado à implementação de boas práticas de gestão.

Portanto, isso se reflete na utilização de procedimentos mais responsáveis ​​e éticos, acabando com as práticas de corrupção e reduzindo os riscos do negócio. Além disso, a compliance também pode ser usada na gestão de fornecedores e em todas as atividades da empresa.

Mas você conhece a relação entre gerenciamento de risco e conformidade? Verificação de saída!

Adequação às leis

Na segurança do trabalho, conformidade refere-se a observar e manter a compliance com as leis e requisitos trabalhistas, adaptando-se aos regulamentos, leis e princípios, para prevenir incidentes prejudiciais a funcionários e terceiros, para prevenir a organização e propriedade material da comunidade, e para evitar instituições judiciais. Penalidades como multas e condenações.

Segurança do trabalho

Para que as empresas estejam em “compliance”, elas devem desenvolver políticas, programas e metodologias que trabalhem diretamente na identificação de riscos e perigos associados aos processos e gerenciem o risco comercial, o risco ambiental e as práticas de gerenciamento relacionadas aos requisitos regulamentares.

Para isso, é essencial que os profissionais de saúde e segurança usem esses conceitos essenciais em programas corporativos, programas de governança, legislação trabalhista e previdenciária, gestão de segurança do trabalho, normas ISO e/ou equivalentes, cultura organizacional, indicadores de SST, entre outros.

Além disso, devem utilizar valores organizacionais, percepção dos riscos do negócio, processos e projetos, ética corporativa, ações preventivas no campo da segurança do trabalho com base em dispositivos legais e na gestão de recursos humanos. Tudo isso contribui para uma gestão de riscos mais eficaz na empresa.

Prevenção de riscos

A coluna principal de um programa de conformidade é a prevenção em que a organização deve agir para reduzir a probabilidade de que os erros ocorram. E isso pode ser feito de várias maneiras de fortalecer a comunicação, intensificar treinamento, definir e implementar diretrizes e, por exemplo, definir controles.

Ações de compliance, juntamente com o gerenciamento de riscos, otimizar estratégias de gerenciamento, prever problemas futuros e, em geral, trabalham juntos para integrar setores corporativos, uma vez que ambas as operações trabalham a partir de uma perspectiva completa.

Desenvolvendo o código de conduta

Outras práticas de compliance que ajudam muito na gestão dos riscos da Companhia, são baseadas na criação de um comportamento de código de comportamento, determinando os modelos de comportamento impostas pela empresa, bem como aqueles considerados intoleráveis, bem como as penalidades e sanções planejadas em caso de não conformidade com a política da organização interna.

Finalmente, o gerenciamento de riscos e o cumprimento são pilares essenciais para uma boa imagem e reputação da empresa, bem como estimular os comportamentos éticos. Essas boas práticas tornam a empresa menos propensa a imprevisto, resultante de desvios comportamentais. É muito importante contratar uma empresa especializada em gerenciamento de riscos, como a Bhora Consultoria.

Autenticação do Certificado